Dissertações - Alexandre Fortes

Título Descrição Link
A emergência de um líder nacionalista: a atuação parlamentar de Leonel Brizola entre os anos de 1947 e 1953 Esta dissertação tem por objetivo analisar os anos iniciais da carreira política de Leonel de Moura Brizola. Entende-se que as experiências político-sociais vividas por esse importante líder trabalhista foram fundamentais para sua posterior projeção política. A temática e o recorte temporal se justificam em função da pouca bibliografia acerca do personagem no período em destaque e dos limites existentes no uso dos conceitos de populismo e de trabalhismo para a compreensão da conjuntura em análise. Esperamos, dessa forma, contribuir para o preenchimento da lacuna identificada,assim como lançar luz sobre aspectos importantes do sistema político e social dos anos compreendidos entre a Era Vargas e o Regime Militar e sobre a composição e atuação do PTB, em sua seção gaúcha, no sistema político partidário do período.
Baixar
A greve da Bayer Belford Roxo: Ascensão e crise de uma indústria multinacional na Baixada fluminense ( 1958- 1989). O foco desta pesquisa é investigar a Bayer, multinacional de origem alemã que se constituiu em uma das maiores indústrias do mundo no ramo químico, e se estabeleceu em Belford Roxo, então distrito de Nova Iguaçu, em 1958. Analisamos a ascensão da empresa até se tornar de suma importância para região no papel de geradora de empregos. Também será analisada a categoria dos químicos, como eles se tornaram uma classe atuante e reivindicativa na década de 1980, culminando com a realização da greve de 1989. A paralisação foi histórica para empresa e sindicato, tornando-se um fato marcante na história da indústria química. A dissertação tem como objetivo ilustrar a trajetória dessa empresa, dando uma atenção especial para ocorrência do movimento grevista, que foi um momento de grande impacto nas relações entre trabalhadores e empresa, marcando o fim de um período de vigor e crescimento da Bayer Belford Roxo.
Baixar
Fábio Luz entre a militância e a escrita: anarquismo, militância política e literatura RESUMO RIBEIRO, Alex Brito. Fábio Luz entre a militância e a escrita: Anarquismo, militância política e literatura. Seropédica, RJ, 161p. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2015. Quem foi Fábio Luz? A presente dissertação tem comoproposta elucidar este e outros aspectos acerca da vida de Fábio Luz. Baiano de nascimento, morador da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro por muitos anos, médico, escritor, jornalista, crítico literário, professor e acima de tudo anarquista. Por meio de sua produção textual, analisamos diversos aspectos como: crítica à sociedade, a militância política, a cidade do Rio de Janeiro e o seu cotidiano, assim como a literatura que, em Luz, assume uma estética libertária bem definida. Além dos jornais e folhetos, utilizamos como fonte principal de análise, o romance publicado por Luz em 1903, o Ideólogo não apenas demostra esse aspecto estético da arte anarquista, mas como também contribui para uma compreensão da história do Rio de Janeiro em diversos ângulos.
Baixar

Atividades

O seminário funciona como laboratório de preparação de projetos e monografias que são tomados no final do período como objeto de avaliação.
-