Alexandre Fortes

Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na área de História Contemporânea, vinculado ao Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar, que chefiou no período 2006-2008. Diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (2013-2017). Membro da Diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH) e editor da Revista Brasileira de História (2013-2015). Membro fundador do GT Mundos do Trabalho da ANPUH, do qual foi coordenador nacional (2003-2005). Membro da Direção da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (2013-2015). Integrante da Red Latinoamericana de Historia Global. Integrante do Comitê de Avaliação da área de História da CAPES (2013). Consultor da Fundação Mellon para a seleção de projetos de pesquisa premiados pela Latin American Studies Association (2013). Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História, que coordenou no período 2009-2011. Membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHist). Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi non-degree graduate student na Duke University (1997-1998) e realizou pós-doutorado junto ao CeNedic (USP) e ao PPGHIS (UFRJ), tendo atuado nesta última instituição como professor recém-doutor (2005). Realizou estágio pós-doutoral na Duke University com apoio da CAPES e foi Mellon Visiting Professor na mesma instituição (2011-2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, História Contemporânea e História da América Latina Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: História do Trabalho - Rio Grande do Sul, Partido dos Trabalhadores, História do trabalho - Brasil, Segunda Guerra Mundial, Trabalhismo, Nacionalismo e História da Esquerda.

Email: fortes.ufrrj@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3783212871067960

Atividades

O seminário funciona como laboratório de preparação de projetos e monografias que são tomados no final do período como objeto de avaliação.
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